A.1. Exercícios do Capítulo 1

Exercício 1.9. Pelo Lema 1.4.4, temos 𝔪∗⁢(A)≤𝔪∗⁢(U)=𝔪⁢(U)\mathfrak{m}^{*}(A)\leq\mathfrak{m}^{*}(U)=\mathfrak{m}(U), para todo aberto U⊂ℝnU\subset\mathds{R}^{n} contendo AA. Logo 𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}^{*}(A) é uma conta inferior do conjunto {𝔪⁢(U):U⊃A aberto}\big{\{}\mathfrak{m}(U):\text{$U\supset A$ aberto}\big{\}}. Para ver que 𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}^{*}(A) é a maior cota inferior desse conjunto, devemos mostrar que para todo ε>0\varepsilon>0 existe U⊃AU\supset A aberto com 𝔪⁢(U)≤𝔪∗⁢(A)+ε\mathfrak{m}(U)\leq\mathfrak{m}^{*}(A)+\varepsilon. Mas esse é precisamente o resultado do Lema 1.4.12.

Exercício 1.10. Como AA é mensurável então, para todo ε>0\varepsilon>0 existe um aberto U⊃AU\supset A com 𝔪∗⁢(U∖A)<ε\mathfrak{m}^{*}(U\setminus A)<\varepsilon. Daí U+xU+x é um aberto em ℝn\mathds{R}^{n} contendo A+xA+x e (U+x)∖(A+x)=(U∖A)+x(U+x)\setminus(A+x)=(U\setminus A)+x. Logo, pelo Lema 1.4.10, temos 𝔪∗⁢((U+x)∖(A+x))=𝔪∗⁢(U∖A)<ε\mathfrak{m}^{*}\big{(}(U+x)\setminus(A+x)\big{)}=\mathfrak{m}^{*}(U\setminus A% )<\varepsilon.

Exercício 1.11.

  • (a)
    ​

    O resultado é claro se BB é vazio. Senão, B=∏i=1n[ai,bi]B=\prod_{i=1}^{n}[a_{i},b_{i}] e

    σ^⁢(B)=∏i=1n[aσ⁢(i),bσ⁢(i)]\widehat{\sigma}(B)=\prod_{i=1}^{n}[a_{\sigma(i)},b_{\sigma(i)}]

    também é um bloco retangular nn-dimensional e:

    |σ^⁢(B)|=∏i=1n(bσ⁢(i)−aσ⁢(i))=∏i=1n(bi−ai)=|B|.|\widehat{\sigma}(B)|=\prod_{i=1}^{n}(b_{\sigma(i)}-a_{\sigma(i)})=\prod_{i=1}% ^{n}(b_{i}-a_{i})=|B|.
  • (b)
    ​

    Se A⊂⋃k=1∞BkA\subset\bigcup_{k=1}^{\infty}B_{k} é uma cobertura de AA por blocos ratangulares nn-dimensionais então σ^⁢(A)⊂⋃k=1∞σ^⁢(Bk)\widehat{\sigma}(A)\subset\bigcup_{k=1}^{\infty}\widehat{\sigma}(B_{k}) é uma cobertura de σ^⁢(A)\widehat{\sigma}(A) por blocos retangulares nn-dimensionais e

    ∑k=1∞|σ^⁢(Bk)|=∑k=1∞|Bk|.\sum_{k=1}^{\infty}|\widehat{\sigma}(B_{k})|=\sum_{k=1}^{\infty}|B_{k}|.

    Isso mostra que 𝒞⁢(A)⊂𝒞⁢(σ^⁢(A))\mathcal{C}(A)\subset\mathcal{C}\big{(}\widehat{\sigma}(A)\big{)} (recorde (1.4.1)). Por outro lado, se τ=σ−1\tau=\sigma^{-1} então A=τ^⁢(σ^⁢(A))A=\widehat{\tau}\big{(}\widehat{\sigma}(A)\big{)} e daí o mesmo argumento mostra que 𝒞⁢(σ^⁢(A))⊂𝒞⁢(A)\mathcal{C}\big{(}\widehat{\sigma}(A)\big{)}\subset\mathcal{C}(A); logo:

    𝔪∗⁢(A)=inf𝒞⁢(A)=inf𝒞⁢(σ^⁢(A))=𝔪∗⁢(σ^⁢(A)).\mathfrak{m}^{*}(A)=\inf\,\mathcal{C}(A)=\inf\,\mathcal{C}\big{(}\widehat{% \sigma}(A)\big{)}=\mathfrak{m}^{*}\big{(}\widehat{\sigma}(A)\big{)}.
  • (c)
    ​

    Se AA é mensurável então para todo ε>0\varepsilon>0 existe um aberto U⊂ℝnU\subset\mathds{R}^{n} contendo AA tal que 𝔪∗⁢(U∖A)<ε\mathfrak{m}^{*}(U\setminus A)<\varepsilon. Daí σ^⁢(U)\widehat{\sigma}(U) é um aberto contendo σ^⁢(A)\widehat{\sigma}(A) e:

    𝔪∗⁢(σ^⁢(U)∖σ^⁢(A))=𝔪∗⁢(σ^⁢(U∖A))=𝔪∗⁢(U∖A)<ε,\mathfrak{m}^{*}\big{(}\widehat{\sigma}(U)\setminus\widehat{\sigma}(A)\big{)}=% \mathfrak{m}^{*}\big{(}\widehat{\sigma}(U\setminus A)\big{)}=\mathfrak{m}^{*}(% U\setminus A)<\varepsilon,

    provando que σ^⁢(A)\widehat{\sigma}(A) é mensurável.

Exercício 1.12.

  • (a)
    ​

    O resultado é claro se BB é vazio. Senão, B=∏i=1n[ai,bi]B=\prod_{i=1}^{n}[a_{i},b_{i}] e

    Dλ⁢(B)=∏i=1n[ai′,bi′],D_{\lambda}(B)=\prod_{i=1}^{n}[a^{\prime}_{i},b^{\prime}_{i}],

    onde ai′=λi⁢aia^{\prime}_{i}=\lambda_{i}a_{i}, bi′=λi⁢bib^{\prime}_{i}=\lambda_{i}b_{i} se λi>0\lambda_{i}>0 e ai′=λi⁢bia^{\prime}_{i}=\lambda_{i}b_{i}, bi′=λi⁢aib^{\prime}_{i}=\lambda_{i}a_{i} se λi<0\lambda_{i}<0; em todo caso:

    |Dλ⁢(B)|=∏i=1n(bi′−ai′)=∏i=1n|λi|⁢(bi−ai)=|detDλ|⁢|B|.|D_{\lambda}(B)|=\prod_{i=1}^{n}(b^{\prime}_{i}-a^{\prime}_{i})=\prod_{i=1}^{n% }|\lambda_{i}|(b_{i}-a_{i})=|\det D_{\lambda}|\,|B|.
  • (b)
    ​

    Se A⊂⋃k=1∞BkA\subset\bigcup_{k=1}^{\infty}B_{k} é uma cobertura de AA por blocos retangulares nn-dimensionais então Dλ⁢(A)⊂⋃k=1∞Dλ⁢(Bk)D_{\lambda}(A)\subset\bigcup_{k=1}^{\infty}D_{\lambda}(B_{k}) é uma cobertura de Dλ⁢(A)D_{\lambda}(A) por blocos retangulares nn-dimensionais e

    ∑k=1∞|Dλ⁢(Bk)|=|detDλ|⁢∑k=1∞|Bk|.\sum_{k=1}^{\infty}|D_{\lambda}(B_{k})|=|\det D_{\lambda}|\sum_{k=1}^{\infty}|% B_{k}|.

    Isso mostra que (recorde (1.4.1)):

    |detDλ|𝒞(A)={|detDλ|a:a∈𝒞(A)}⊂𝒞(Dλ(A)).|\det D_{\lambda}|\,\mathcal{C}(A)=\big{\{}|\det D_{\lambda}|\,a:a\in\mathcal{% C}(A)\big{\}}\subset\mathcal{C}\big{(}D_{\lambda}(A)\big{)}. (A.1.1)

    Por outro lado, se μ=(1λ1,…,1λn)\mu=\big{(}\frac{1}{\lambda_{1}},\ldots,\frac{1}{\lambda_{n}}\big{)} então A=Dμ⁢(Dλ⁢(A))A=D_{\mu}\big{(}D_{\lambda}(A)\big{)} e daí o mesmo argumento mostra que:

    |detDμ|⁢𝒞⁢(Dλ⁢(A))⊂𝒞⁢(A).|\det D_{\mu}|\,\mathcal{C}\big{(}D_{\lambda}(A)\big{)}\subset\mathcal{C}(A). (A.1.2)

    Como |detDμ|=|detDλ|−1|\det D_{\mu}|=|\det D_{\lambda}|^{-1}, de (A.1.1) e (A.1.2) vem:

    𝒞⁢(Dλ⁢(A))=|detDλ|⁢𝒞⁢(A).\mathcal{C}\big{(}D_{\lambda}(A)\big{)}=|\det D_{\lambda}|\,\mathcal{C}(A).

    Concluímos então que:

    𝔪∗⁢(Dλ⁢(A))=inf𝒞⁢(Dλ⁢(A))=|detDλ|⁢inf𝒞⁢(A)=|detDλ|⁢𝔪∗⁢(A).\mathfrak{m}^{*}\big{(}D_{\lambda}(A)\big{)}=\inf\,\mathcal{C}\big{(}D_{% \lambda}(A)\big{)}=|\det D_{\lambda}|\inf\,\mathcal{C}(A)=|\det D_{\lambda}|\,% \mathfrak{m}^{*}(A).
  • (c)
    ​

    Se AA é mensurável então para todo ε>0\varepsilon>0 existe um aberto U⊂ℝnU\subset\mathds{R}^{n} contendo AA tal que 𝔪∗⁢(U∖A)<ε⁢|detDλ|−1\mathfrak{m}^{*}(U\setminus A)<\varepsilon\,|\det D_{\lambda}|^{-1}. Daí Dλ⁢(U)D_{\lambda}(U) é um aberto que contém Dλ⁢(A)D_{\lambda}(A) e:

    𝔪∗⁢(Dλ⁢(U)∖Dλ⁢(A))=𝔪∗⁢(Dλ⁢(U∖A))=|detDλ|⁢𝔪∗⁢(U∖A)<ε,\mathfrak{m}^{*}\big{(}D_{\lambda}(U)\setminus D_{\lambda}(A)\big{)}=\mathfrak% {m}^{*}\big{(}D_{\lambda}(U\setminus A)\big{)}=|\det D_{\lambda}|\,\mathfrak{m% }^{*}(U\setminus A)<\varepsilon,

    provando que Dλ⁢(A)D_{\lambda}(A) é mensurável.

Exercício 1.13. Temos B⊂A∪(B∖A)⊂A∪(A△B)B\subset A\cup(B\setminus A)\subset A\cup(A\bigtriangleup B) e portanto 𝔪∗⁢(B)≤𝔪∗⁢(A)+𝔪∗⁢(A△B)=𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}^{*}(B)\leq\mathfrak{m}^{*}(A)+\mathfrak{m}^{*}(A\bigtriangleup B)% =\mathfrak{m}^{*}(A). De modo análogo mostra-se que 𝔪∗⁢(A)≤𝔪∗⁢(B)\mathfrak{m}^{*}(A)\leq\mathfrak{m}^{*}(B) e portanto 𝔪∗⁢(A)=𝔪∗⁢(B)\mathfrak{m}^{*}(A)=\mathfrak{m}^{*}(B). Suponha agora que AA é mensurável. Então:

B=(A∖(A∖B))∪(B∖A).B=\big{(}A\setminus(A\setminus B)\big{)}\cup(B\setminus A). (A.1.3)

Como A∖B⊂A△BA\setminus B\subset A\bigtriangleup B e B∖A⊂A△BB\setminus A\subset A\bigtriangleup B então 𝔪∗⁢(A∖B)=0\mathfrak{m}^{*}(A\setminus B)=0 e 𝔪∗⁢(B∖A)=0\mathfrak{m}^{*}(B\setminus A)=0. Segue do Lema 1.4.16 que A∖BA\setminus B e B∖AB\setminus A são ambos mensuráveis; logo (A.1.3) implica que BB é mensurável. Da mesma forma mostra-se que a mensurabilidade de BB implica na mensurabilidade de AA.

Exercício 1.14. Seja U⊃AU\supset A um aberto tal que 𝔪⁢(U∖A)<ε2\mathfrak{m}(U\setminus A)<\frac{\varepsilon}{2}. Pelo Lema 1.4.23 podemos escrever U=⋃k=1∞BkU=\bigcup_{k=1}^{\infty}B_{k}, onde (Bk)k≥1(B_{k})_{k\geq 1} é uma seqüência de blocos retangulares nn-dimensionais com interiores dois a dois disjuntos; pelo Corolário 1.4.21 temos:

𝔪⁢(U)=∑k=1∞|Bk|.\mathfrak{m}(U)=\sum_{k=1}^{\infty}|B_{k}|.

Note que 𝔪⁢(U)=𝔪⁢(U∖A)+𝔪⁢(A)<+∞\mathfrak{m}(U)=\mathfrak{m}(U\setminus A)+\mathfrak{m}(A)<+\infty e portanto a série ∑k=1∞|Bk|\sum_{k=1}^{\infty}|B_{k}| é convergente; existe portanto t≥1t\geq 1 tal que ∑k>t|Bk|<ε2\sum_{k>t}|B_{k}|<\frac{\varepsilon}{2}. Observe agora que:

(⋃k=1tBk)△A⊂(U∖A)∪(⋃k>tBk)\Big{(}\bigcup_{k=1}^{t}B_{k}\Big{)}\bigtriangleup A\subset(U\setminus A)\cup% \Big{(}\bigcup_{k>t}B_{k}\Big{)}

e portanto:

𝔪⁢((⋃k=1tBk)△A)≤𝔪⁢(U∖A)+∑k>t|Bk|<ε2+ε2=ε.\mathfrak{m}\Big{(}\big{(}{\textstyle\bigcup_{k=1}^{t}B_{k}}\big{)}% \bigtriangleup A\Big{)}\leq\mathfrak{m}(U\setminus A)+\sum_{k>t}|B_{k}|<\frac{% \varepsilon}{2}+\frac{\varepsilon}{2}=\varepsilon.

Exercício 1.15. Temos A⊂B∪(A∖B)⊂B∪(A△B)A\subset B\cup(A\setminus B)\subset B\cup(A\bigtriangleup B) e portanto:

𝔪∗⁢(A)≤𝔪∗⁢(B)+𝔪∗⁢(A△B).\mathfrak{m}^{*}(A)\leq\mathfrak{m}^{*}(B)+\mathfrak{m}^{*}(A\bigtriangleup B).

Se 𝔪∗⁢(B)<+∞\mathfrak{m}^{*}(B)<+\infty segue que:

𝔪∗⁢(A)−𝔪∗⁢(B)≤𝔪∗⁢(A△B);\mathfrak{m}^{*}(A)-\mathfrak{m}^{*}(B)\leq\mathfrak{m}^{*}(A\bigtriangleup B); (A.1.4)

note que (A.1.4) também é válida se 𝔪∗⁢(B)=+∞\mathfrak{m}^{*}(B)=+\infty já que, nesse caso, 𝔪∗⁢(A)<+∞\mathfrak{m}^{*}(A)<+\infty e 𝔪∗⁢(A)−𝔪∗⁢(B)=−∞\mathfrak{m}^{*}(A)-\mathfrak{m}^{*}(B)=-\infty. Trocando os papéis de AA e BB em (A.1.4) obtemos:

𝔪∗⁢(B)−𝔪∗⁢(A)≤𝔪∗⁢(A△B).\mathfrak{m}^{*}(B)-\mathfrak{m}^{*}(A)\leq\mathfrak{m}^{*}(A\bigtriangleup B). (A.1.5)

A conclusão segue de (A.1.4) e (A.1.5).

Exercício 1.16. Temos:

𝔪∗⁢(A)≤𝔪∗⁢(E′)≤𝔪∗⁢(E)=𝔪⁢(E)\mathfrak{m}^{*}(A)\leq\mathfrak{m}^{*}(E^{\prime})\leq\mathfrak{m}^{*}(E)=% \mathfrak{m}(E)

com 𝔪∗⁢(A)=𝔪⁢(E)\mathfrak{m}^{*}(A)=\mathfrak{m}(E) e portanto 𝔪⁢(E′)=𝔪∗⁢(E′)=𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}(E^{\prime})=\mathfrak{m}^{*}(E^{\prime})=\mathfrak{m}^{*}(A). Como E′E^{\prime} é mensurável e contém AA, segue que E′E^{\prime} é um envelope mensurável de AA.

Exercício 1.17. Assuma que o conjunto EE é Lebesgue mensurável. Pelo Corolário 1.4.31, existe um subconjunto AA de EE de tipo FσF_{\sigma} tal que E∖AE\setminus A tem medida nula. Tome N=E∖AN=E\setminus A. Daí E=A∪NE=A\cup N e pelo Lema 1.4.50 existe um subconjunto MM de ℝn\mathds{R}^{n} de tipo GδG_{\delta} tal que N⊂MN\subset M e 𝔪⁢(M)=𝔪⁢(N)=0\mathfrak{m}(M)=\mathfrak{m}(N)=0. Os conjuntos AA e MM são Boreleanos e portanto a condição (b) é satisfeita. Agora assuma que a condição (b) é satisfeita. Temos que o conjunto AA é mensurável, por ser Boreleano (Corolário 1.4.36) e que o conjunto NN é mensurável, já que 𝔪∗⁢(N)≤𝔪⁢(M)=0\mathfrak{m}^{*}(N)\leq\mathfrak{m}(M)=0 (Lema 1.4.16). Logo E=A∪NE=A\cup N é mensurável.

Exercício 1.18. Temos que A∪BA\cup B é união disjunta dos conjuntos A∖BA\setminus B, A∩BA\cap B e B∖AB\setminus A; logo:

μ⁢(A∪B)=μ⁢(A∖B)+μ⁢(A∩B)+μ⁢(B∖A).\mu(A\cup B)=\mu(A\setminus B)+\mu(A\cap B)+\mu(B\setminus A).

Como μ⁢(A∩B)<+∞\mu(A\cap B)<+\infty, segue do Lema 1.4.46 que:

μ⁢(A∖B)=μ⁢(A∖(A∩B))=μ⁢(A)−μ⁢(A∩B),\mu(A\setminus B)=\mu\big{(}A\setminus(A\cap B)\big{)}=\mu(A)-\mu(A\cap B),

e similarmente μ⁢(B∖A)=μ⁢(B)−μ⁢(A∩B)\mu(B\setminus A)=\mu(B)-\mu(A\cap B). Logo:

μ⁢(A∪B)=μ⁢(A)−μ⁢(A∩B)+μ⁢(A∩B)+μ⁢(B)−μ⁢(A∩B)=μ⁢(A)+μ⁢(B)−μ⁢(A∩B).\mu(A\cup B)=\mu(A)-\mu(A\cap B)+\mu(A\cap B)+\mu(B)-\mu(A\cap B)\\ =\mu(A)+\mu(B)-\mu(A\cap B).

Exercício 1.19. Note que Bk⊂AkB_{k}\subset A_{k}, para todo k≥1k\geq 1. Sejam k,l≥1k,l\geq 1 com k≠lk\neq l, digamos, k>lk>l. Temos Bk∩Al=∅︀B_{k}\cap A_{l}=\emptyset e Bl⊂AlB_{l}\subset A_{l}, de modo que Bk∩Bl=∅︀B_{k}\cap B_{l}=\emptyset. Isso prova que os conjuntos (Bk)k≥1(B_{k})_{k\geq 1} são dois a dois disjuntos. Vamos mostrar que ⋃k=1∞Ak=⋃k=1∞Bk\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}=\bigcup_{k=1}^{\infty}B_{k}. Obviamente, ⋃k=1∞Bk⊂⋃k=1∞Ak\bigcup_{k=1}^{\infty}B_{k}\subset\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}. Por outro lado, se x∈⋃k=1∞Akx\in\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}, seja k≥1k\geq 1 o menor inteiro tal que x∈Akx\in A_{k}; daí x∈Akx\in A_{k} e x∉⋃i=0k−1Aix\not\in\bigcup_{i=0}^{k-1}A_{i}, de modo que, x∈Bkx\in B_{k}.

Exercício 1.20. Sejam Bk=Ak∖⋃i=0k−1AiB_{k}=A_{k}\setminus\bigcup_{i=0}^{k-1}A_{i}, para todo k≥1k\geq 1, onde A0=∅︀A_{0}=\emptyset. Note que Bk⊂AkB_{k}\subset A_{k} e Bk∈𝒜B_{k}\in\mathcal{A} para todo k≥1k\geq 1. Pelo resultado do Exercício 1.19, os conjuntos (Bk)k≥1(B_{k})_{k\geq 1} são dois a dois disjuntos e:

⋃k=1∞Ak=⋃k=1∞Bk.\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}=\bigcup_{k=1}^{\infty}B_{k}.

Daí:

μ⁢(⋃k=1∞Ak)=μ⁢(⋃k=1∞Bk)=∑k=1∞μ⁢(Bk)≤∑k=1∞μ⁢(Ak).\mu\Big{(}\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}\Big{)}=\mu\Big{(}\bigcup_{k=1}^{\infty}B% _{k}\Big{)}=\sum_{k=1}^{\infty}\mu(B_{k})\leq\sum_{k=1}^{\infty}\mu(A_{k}). (A.1.6)

Exercício 1.21. Definimos os conjuntos BkB_{k}, k≥1k\geq 1, como na resolução do Exercício 1.20. Por (A.1.6), é suficiente mostrarmos que μ⁢(Bk)=μ⁢(Ak)\mu(B_{k})=\mu(A_{k}) para todo k≥1k\geq 1. Obviamente μ⁢(Bk)≤μ⁢(Ak)\mu(B_{k})\leq\mu(A_{k}). Por outro lado, temos:

Ak⊂Bk∪⋃i=0k−1(Ai∩Ak);A_{k}\subset B_{k}\cup\bigcup_{i=0}^{k-1}(A_{i}\cap A_{k});

aplicando o resultado do Exercício 1.20 obtemos:

μ⁢(Ak)≤μ⁢(Bk)+∑i=0k−1μ⁢(Ai∩Ak)=μ⁢(Bk),\mu(A_{k})\leq\mu(B_{k})+\sum_{i=0}^{k-1}\mu(A_{i}\cap A_{k})=\mu(B_{k}),

o que completa a demonstração.

Exercício 1.22.

  • (a)
    ​

    Temos X∈𝒜iX\in\mathcal{A}_{i} para todo i∈Ii\in I, de modo que X∈𝒜X\in\mathcal{A} e 𝒜≠∅︀\mathcal{A}\neq\emptyset. Dado A∈𝒜A\in\mathcal{A} temos A∈𝒜iA\in\mathcal{A}_{i} para todo i∈Ii\in I e portanto Ac∈𝒜iA^{\mathrm{c}}\in\mathcal{A}_{i}, para todo i∈Ii\in I; segue que Ac∈𝒜A^{\mathrm{c}}\in\mathcal{A}. Seja (Ak)k≥1(A_{k})_{k\geq 1} uma seqüência de elementos de 𝒜\mathcal{A}. Daí Ak∈𝒜iA_{k}\in\mathcal{A}_{i} para todo k≥1k\geq 1 e todo i∈Ii\in I, de modo que ⋃k=1∞Ak∈𝒜i\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}\in\mathcal{A}_{i} para todo i∈Ii\in I e portanto ⋃k=1∞Ak∈𝒜\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}\in\mathcal{A}.

  • (b)
    ​

    Se σ1⁢[𝒞]\sigma_{1}[\mathcal{C}] e σ2⁢[𝒞]\sigma_{2}[\mathcal{C}] são ambas σ\sigma-álgebras de partes de XX satisfazendo as propriedades (1) e (2) que aparecem na Definição 1.4.35, mostremos que σ1⁢[𝒞]=σ2⁢[𝒞]\sigma_{1}[\mathcal{C}]=\sigma_{2}[\mathcal{C}]. De fato, como σ1⁢[𝒞]\sigma_{1}[\mathcal{C}] é uma σ\sigma-álgebra de partes de XX que contém 𝒞\mathcal{C} e como σ2⁢[𝒞]\sigma_{2}[\mathcal{C}] satisfaz a propriedade (2), temos que σ2⁢[𝒞]⊂σ1⁢[𝒞]\sigma_{2}[\mathcal{C}]\subset\sigma_{1}[\mathcal{C}]. De modo similar mostra-se que σ1⁢[𝒞]⊂σ2⁢[𝒞]\sigma_{1}[\mathcal{C}]\subset\sigma_{2}[\mathcal{C}].

  • (c)
    ​

    Seja σ⁢[𝒞]\sigma[\mathcal{C}] a interseção de todas as σ\sigma-álgebras de partes de XX que contém 𝒞\mathcal{C}; pelo resultado do item (a), σ⁢[𝒞]\sigma[\mathcal{C}] é uma σ\sigma-álgebra de partes de XX e obviamente 𝒞⊂σ⁢[𝒞]\mathcal{C}\subset\sigma[\mathcal{C}], já que σ⁢[𝒞]\sigma[\mathcal{C}] é a interseção de uma coleção de conjuntos que contém 𝒞\mathcal{C}. Além do mais, se 𝒜\mathcal{A} é uma σ\sigma-álgebra de partes de XX que contém 𝒞\mathcal{C} então 𝒜\mathcal{A} é um dos membros da coleção cuja interseção resultou em σ⁢[𝒞]\sigma[\mathcal{C}]; logo σ⁢[𝒞]⊂𝒜\sigma[\mathcal{C}]\subset\mathcal{A}.

Exercício 1.23. Como σ⁢[𝒞2]\sigma[\mathcal{C}_{2}] é uma σ\sigma-álgebra de partes de XX que contém 𝒞1\mathcal{C}_{1} e como σ⁢[𝒞1]\sigma[\mathcal{C}_{1}] satisfaz a propriedade (2) que aparece na Definição 1.4.35 temos que σ⁢[𝒞1]⊂σ⁢[𝒞2]\sigma[\mathcal{C}_{1}]\subset\sigma[\mathcal{C}_{2}]. Similarmente, 𝒞2⊂σ⁢[𝒞1]\mathcal{C}_{2}\subset\sigma[\mathcal{C}_{1}] implica que σ⁢[𝒞2]⊂σ⁢[𝒞1]\sigma[\mathcal{C}_{2}]\subset\sigma[\mathcal{C}_{1}].

Exercício 1.24. A σ\sigma-álgebra de Borel de ℝn\mathds{R}^{n} é uma σ\sigma-álgebra de partes de ℝn\mathds{R}^{n} que contém os abertos de ℝn\mathds{R}^{n}. Logo todo aberto de ℝn\mathds{R}^{n} e toda interseção enumerável de abertos de ℝn\mathds{R}^{n} pertence à σ\sigma-álgebra de Borel de ℝn\mathds{R}^{n} (veja Lema 1.4.37). Como todo fechado é complementar de um aberto, segue que os fechados de ℝn\mathds{R}^{n} e as uniões enumeráveis de fechados de ℝn\mathds{R}^{n} pertencem à σ\sigma-álgebra de Borel de ℝn\mathds{R}^{n}.

Exercício 1.25. Seja 𝒜\mathcal{A} a σ\sigma-álgebra gerada pelos intervalos da forma ]a,b]\left]a,b\right], com a<ba<b, a,b∈ℝa,b\in\mathds{R}. Como a σ\sigma-álgebra de Borel ℬ⁢(ℝ)\mathcal{B}(\mathds{R}) é a σ\sigma-álgebra gerada pelos abertos de ℝ\mathds{R}, o resultado do Exercício 1.23 nos diz que, para mostrar que 𝒜=ℬ⁢(ℝ)\mathcal{A}=\mathcal{B}(\mathds{R}), é suficiente mostrar as seguintes afirmações:

  • (i)
    ​

    todo intervalo da forma ]a,b]\left]a,b\right] é um Boreleano de ℝ\mathds{R};

  • (ii)
    ​

    todo aberto de ℝ\mathds{R} pertence a 𝒜\mathcal{A}.

A afirmação (i) é trivial, já que ]a,b]=]a,b[∪{b}\left]a,b\right]=\left]a,b\right[\cup\{b\}, onde ]a,b[\left]a,b\right[ é um subconjunto aberto de ℝ\mathds{R} e {b}\{b\} é um subconjunto fechado de ℝ\mathds{R}. Para mostrar a afirmação (ii), observe que o Lema 1.4.23 implica que todo aberto de ℝ\mathds{R} é uma união enumerável de intervalos compactos; é suficiente mostrar então que [a,b]∈𝒜[a,b]\in\mathcal{A}, para todos a,b∈ℝa,b\in\mathds{R} com a≤ba\leq b. Mas isso segue da igualdade:

[a,b]=⋂k=1∞]a−1k,b].[a,b]=\bigcap_{k=1}^{\infty}\left]a-\tfrac{1}{k},b\right].

Isso termina a resolução do item (a). Para o item (b), simplesmente observe que:

]a,b]=]−∞,b]∖]−∞,a],\left]a,b\right]=\left]-\infty,b\right]\setminus\left]-\infty,a\right],

e portanto a σ\sigma-álgebra gerada pelos intervalos ]−∞,c]\left]-\infty,c\right] contém a σ\sigma-álgebra gerada pelos intervalos ]a,b]\left]a,b\right].

Exercício 1.26. Suponha por absurdo que FF é um fechado de ℝ\mathds{R} contido propriamente em II com 𝔪⁢(F)=|I|\mathfrak{m}(F)=|I|. Seja x∈I∖Fx\in I\setminus F. Como FF é fechado, existe ε>0\varepsilon>0 com [x−ε,x+ε]∩F=∅︀[x-\varepsilon,x+\varepsilon]\cap F=\emptyset. Se xx é um ponto interior de II então podemos escolher ε>0\varepsilon>0 de modo que [x−ε,x+ε]⊂I[x-\varepsilon,x+\varepsilon]\subset I; senão, se xx é uma extremidade de II, podemos ao menos garantir que um dos intervalos [x−ε,x][x-\varepsilon,x], [x,x+ε][x,x+\varepsilon] está contido em II, para ε>0\varepsilon>0 suficientemente pequeno. Em todo caso, conseguimos um intervalo JJ contido em II, disjunto de FF, com |J|>0|J|>0. Daí FF e JJ são subconjuntos mensuráveis disjuntos de II e portanto:

|I|=𝔪⁢(I)≥𝔪⁢(F∪J)=𝔪⁢(F)+𝔪⁢(J)=|I|+|J|>|I|,|I|=\mathfrak{m}(I)\geq\mathfrak{m}(F\cup J)=\mathfrak{m}(F)+\mathfrak{m}(J)=|% I|+|J|>|I|,

o que nos dá uma contradição e prova que F=IF=I. Em particular, vemos que FF não pode ter interior vazio.

Exercício 1.27.

  • (a)
    ​

    Consideramos primeiro o caso em que AA e BB têm medida exterior finita. Seja dado ε>0\varepsilon>0 e sejam (Qk)k≥1(Q_{k})_{k\geq 1} e (Ql′)l≥1(Q^{\prime}_{l})_{l\geq 1} respectivamente uma seqüência de blocos retangulares mm-dimensionais e uma seqüência de blocos retangulares nn-dimensionais tais que:

    A⊂⋃k=1∞Qk,B⊂⋃l=1∞Ql′A\subset\bigcup_{k=1}^{\infty}Q_{k},\quad B\subset\bigcup_{l=1}^{\infty}Q^{% \prime}_{l}

    e tais que:

    ∑k=1∞|Qk|<𝔪∗⁢(A)+ε,∑l=1∞|Ql′|<𝔪∗⁢(B)+ε.\sum_{k=1}^{\infty}|Q_{k}|<\mathfrak{m}^{*}(A)+\varepsilon,\quad\sum_{l=1}^{% \infty}|Q^{\prime}_{l}|<\mathfrak{m}^{*}(B)+\varepsilon.

    Daí (Qk×Ql′)k,l≥1(Q_{k}\times Q^{\prime}_{l})_{k,l\geq 1} é uma família enumerável de blocos retangulares (m+n)(m+n)-dimensionais tal que A×B⊂⋃k,l≥1(Qk×Ql′)A\times B\subset\bigcup_{k,l\geq 1}(Q_{k}\times Q^{\prime}_{l}). Logo:

    𝔪∗⁢(A×B)≤∑k,l≥1|Qk×Ql′|=∑k,l≥1|Qk|⁢|Ql′|=(∑k=1∞|Qk|)⁢(∑l=1∞|Ql′|)<(𝔪∗⁢(A)+ε)⁢(𝔪∗⁢(B)+ε).\mathfrak{m}^{*}(A\times B)\leq\sum_{k,l\geq 1}|Q_{k}\times Q^{\prime}_{l}|=% \sum_{k,l\geq 1}|Q_{k}|\,|Q^{\prime}_{l}|=\Big{(}\sum_{k=1}^{\infty}|Q_{k}|% \Big{)}\Big{(}\sum_{l=1}^{\infty}|Q^{\prime}_{l}|\Big{)}\\ <\big{(}\mathfrak{m}^{*}(A)+\varepsilon\big{)}\big{(}\mathfrak{m}^{*}(B)+% \varepsilon\big{)}.

    A conclusão é obtida fazendo ε→0\varepsilon\to 0. Consideramos agora o caso que 𝔪∗⁢(A)=+∞\mathfrak{m}^{*}(A)=+\infty ou 𝔪∗⁢(B)=+∞\mathfrak{m}^{*}(B)=+\infty. Se 𝔪∗⁢(A)>0\mathfrak{m}^{*}(A)>0 e 𝔪∗⁢(B)>0\mathfrak{m}^{*}(B)>0 então 𝔪∗⁢(A)⁢𝔪∗⁢(B)=+∞\mathfrak{m}^{*}(A)\mathfrak{m}^{*}(B)=+\infty e não há nada para mostrar. Suponha então que 𝔪∗⁢(A)=0\mathfrak{m}^{*}(A)=0 ou 𝔪∗⁢(B)=0\mathfrak{m}^{*}(B)=0, de modo que 𝔪∗⁢(A)⁢𝔪∗⁢(B)=0\mathfrak{m}^{*}(A)\mathfrak{m}^{*}(B)=0; devemos mostrar então que 𝔪∗⁢(A×B)=0\mathfrak{m}^{*}(A\times B)=0 também. Consideraremos apenas o caso que 𝔪∗⁢(A)=+∞\mathfrak{m}^{*}(A)=+\infty e 𝔪∗⁢(B)=0\mathfrak{m}^{*}(B)=0 (o caso 𝔪∗⁢(A)=0\mathfrak{m}^{*}(A)=0 e 𝔪∗⁢(B)=+∞\mathfrak{m}^{*}(B)=+\infty é análogo). Para cada k≥1k\geq 1, seja Ak=A∩[−k,k]mA_{k}=A\cap[-k,k]^{m}. Temos A=⋃k=1∞AkA=\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k} e 𝔪∗⁢(Ak)<+∞\mathfrak{m}^{*}(A_{k})<+\infty, para todo k≥1k\geq 1. Logo:

    0≤𝔪∗⁢(Ak×B)≤𝔪∗⁢(Ak)⁢𝔪∗⁢(B)=0,0\leq\mathfrak{m}^{*}(A_{k}\times B)\leq\mathfrak{m}^{*}(A_{k})\mathfrak{m}^{*% }(B)=0,

    ou seja, 𝔪∗⁢(Ak×B)=0\mathfrak{m}^{*}(A_{k}\times B)=0, para todo k≥1k\geq 1. Como:

    A×B=⋃k=1∞(Ak×B),A\times B=\bigcup_{k=1}^{\infty}(A_{k}\times B),

    segue que 𝔪∗⁢(A×B)=0\mathfrak{m}^{*}(A\times B)=0.

  • (b)
    ​

    Consideramos primeiro o caso que 𝔪⁢(A)<+∞\mathfrak{m}(A)<+\infty e 𝔪⁢(B)<+∞\mathfrak{m}(B)<+\infty. Dado ε>0\varepsilon>0, existem abertos U⊂ℝmU\subset\mathds{R}^{m} e V⊂ℝnV\subset\mathds{R}^{n} contendo AA e BB respectivamente, de modo que 𝔪⁢(U)<𝔪⁢(A)+1\mathfrak{m}(U)<\mathfrak{m}(A)+1, 𝔪⁢(V)<𝔪⁢(B)+1\mathfrak{m}(V)<\mathfrak{m}(B)+1 e:

    𝔪⁢(U∖A)<ε2⁢(𝔪⁢(B)+1),𝔪⁢(V∖B)<ε2⁢(𝔪⁢(A)+1).\mathfrak{m}(U\setminus A)<\frac{\varepsilon}{2\big{(}\mathfrak{m}(B)+1\big{)}% },\quad\mathfrak{m}(V\setminus B)<\frac{\varepsilon}{2\big{(}\mathfrak{m}(A)+1% \big{)}}.

    Daí U×VU\times V é um aberto de ℝm+n\mathds{R}^{m+n} contendo A×BA\times B; além do mais:

    (U×V)∖(A×B)⊂[(U∖A)×V]∪[U×(V∖B)].(U\times V)\setminus(A\times B)\subset\big{[}(U\setminus A)\times V\big{]}\cup% \big{[}U\times(V\setminus B)\big{]}.

    Usando o resultado do item (a) obtemos portanto:

    𝔪∗⁢((U×V)∖(A×B))≤𝔪∗⁢((U∖A)×V)+𝔪∗⁢(U×(V∖B))≤𝔪⁢(U∖A)⁢𝔪⁢(V)+𝔪⁢(U)⁢𝔪⁢(V∖B)≤𝔪⁢(U∖A)⁢(𝔪⁢(B)+1)+𝔪⁢(V∖B)⁢(𝔪⁢(A)+1)<ε,\mathfrak{m}^{*}\big{(}(U\times V)\setminus(A\times B)\big{)}\leq\mathfrak{m}^% {*}\big{(}(U\setminus A)\times V\big{)}+\mathfrak{m}^{*}\big{(}U\times(V% \setminus B)\big{)}\\ \leq\mathfrak{m}(U\setminus A)\mathfrak{m}(V)+\mathfrak{m}(U)\mathfrak{m}(V% \setminus B)\\ \leq\mathfrak{m}(U\setminus A)\big{(}\mathfrak{m}(B)+1\big{)}+\mathfrak{m}(V% \setminus B)\big{(}\mathfrak{m}(A)+1\big{)}<\varepsilon,

    o que mostra que A×BA\times B é mensurável. Para o caso geral, definimos Ak=A∩[−k,k]mA_{k}=A\cap[-k,k]^{m}, Bk=B∩[−k,k]nB_{k}=B\cap[-k,k]^{n}. Daí Ak×BkA_{k}\times B_{k} é mensurável para todo k≥1k\geq 1 e A×B=⋃k=1∞(Ak×Bk)A\times B=\bigcup_{k=1}^{\infty}(A_{k}\times B_{k}); portanto também A×BA\times B é mensurável.

  • (c)
    ​

    Mostremos primeiro que se U⊂ℝmU\subset\mathds{R}^{m}, V⊂ℝnV\subset\mathds{R}^{n} são abertos então:

    𝔪⁢(U×V)=𝔪⁢(U)⁢𝔪⁢(V).\mathfrak{m}(U\times V)=\mathfrak{m}(U)\mathfrak{m}(V). (A.1.7)

    Pelo Lema 1.4.23 podemos escrever U=⋃k=1∞QkU=\bigcup_{k=1}^{\infty}Q_{k}, onde (Qk)k≥1(Q_{k})_{k\geq 1} é uma seqüência de blocos retangulares mm-dimensionais com interiores dois a dois disjuntos; podemos também escrever V=⋃l=1∞Ql′V=\bigcup_{l=1}^{\infty}Q^{\prime}_{l}, onde (Ql′)l≥1(Q^{\prime}_{l})_{l\geq 1} é uma seqüência de blocos retangulares nn-dimensionais com interiores dois a dois disjuntos. Note que (Qk×Ql′)k,l≥1(Q_{k}\times Q^{\prime}_{l})_{k,l\geq 1} é uma família enumerável de blocos retangulares (m+n)(m+n)-dimensionais com interiores dois a dois disjuntos e U×V=⋃k,l≥1(Qk×Ql′)U\times V=\bigcup_{k,l\geq 1}(Q_{k}\times Q^{\prime}_{l}). Daí, pelo Corolário 1.4.21, obtemos:

    𝔪⁢(U×V)=∑k,l≥1|Qk×Ql′|=∑k,l≥1|Qk|⁢|Ql′|=(∑k=1∞|Qk|)⁢(∑l=1∞|Ql′|)=𝔪⁢(U)⁢𝔪⁢(V).\mathfrak{m}(U\times V)=\sum_{k,l\geq 1}|Q_{k}\times Q^{\prime}_{l}|=\sum_{k,l% \geq 1}|Q_{k}|\,|Q^{\prime}_{l}|=\Big{(}\sum_{k=1}^{\infty}|Q_{k}|\Big{)}\Big{% (}\sum_{l=1}^{\infty}|Q^{\prime}_{l}|\Big{)}\\ =\mathfrak{m}(U)\mathfrak{m}(V).

    Isso prova (A.1.7). Dados agora A⊂ℝmA\subset\mathds{R}^{m}, B⊂ℝnB\subset\mathds{R}^{n} mensuráveis com 𝔪⁢(A)<+∞\mathfrak{m}(A)<+\infty e 𝔪⁢(B)<+∞\mathfrak{m}(B)<+\infty podemos, como no item (b), obter abertos U⊂ℝmU\subset\mathds{R}^{m}, V⊂ℝnV\subset\mathds{R}^{n} contendo AA e BB respectivamente de modo que:

    𝔪∗⁢((U×V)∖(A×B))<ε.\mathfrak{m}^{*}\big{(}(U\times V)\setminus(A\times B)\big{)}<\varepsilon.

    Como os conjuntos U×VU\times V e A×BA\times B são mensuráveis e, pelo item (a), 𝔪⁢(A×B)≤𝔪⁢(A)⁢𝔪⁢(B)<+∞\mathfrak{m}(A\times B)\leq\mathfrak{m}(A)\mathfrak{m}(B)<+\infty, obtemos:

    𝔪⁢((U×V)∖(A×B))=𝔪⁢(U×V)−𝔪⁢(A×B),\mathfrak{m}\big{(}(U\times V)\setminus(A\times B)\big{)}=\mathfrak{m}(U\times V% )-\mathfrak{m}(A\times B),

    e portanto 𝔪⁢(U×V)−𝔪⁢(A×B)<ε\mathfrak{m}(U\times V)-\mathfrak{m}(A\times B)<\varepsilon. Usando agora (A.1.7) concluímos que:

    𝔪⁢(A×B)>𝔪⁢(U×V)−ε=𝔪⁢(U)⁢𝔪⁢(V)−ε≥𝔪⁢(A)⁢𝔪⁢(B)−ε;\mathfrak{m}(A\times B)>\mathfrak{m}(U\times V)-\varepsilon=\mathfrak{m}(U)% \mathfrak{m}(V)-\varepsilon\geq\mathfrak{m}(A)\mathfrak{m}(B)-\varepsilon;

    fazendo ε→0\varepsilon\to 0, obtemos 𝔪⁢(A×B)≥𝔪⁢(A)⁢𝔪⁢(B)\mathfrak{m}(A\times B)\geq\mathfrak{m}(A)\mathfrak{m}(B). Provamos então a igualdade 𝔪⁢(A×B)=𝔪⁢(A)⁢𝔪⁢(B)\mathfrak{m}(A\times B)=\mathfrak{m}(A)\mathfrak{m}(B), já que a desigualdade oposta já foi provada no item (a). Sejam agora A⊂ℝmA\subset\mathds{R}^{m}, B⊂ℝnB\subset\mathds{R}^{n} conjuntos mensuráveis arbitrários e defina:

    Ak=A∩[−k,k]m,Bk=B∩[−k,k]n,A_{k}=A\cap[-k,k]^{m},\quad B_{k}=B\cap[-k,k]^{n},

    para todo k≥1k\geq 1. Daí Ak↗AA_{k}\nearrow A, Bk↗BB_{k}\nearrow B, Ak×Bk↗A×BA_{k}\times B_{k}\nearrow A\times B e portanto:

    𝔪⁢(A×B)=limk→∞𝔪⁢(Ak×Bk)=limk→∞𝔪⁢(Ak)⁢𝔪⁢(Bk)=𝔪⁢(A)⁢𝔪⁢(B),\mathfrak{m}(A\times B)=\lim_{k\to\infty}\mathfrak{m}(A_{k}\times B_{k})=\lim_% {k\to\infty}\mathfrak{m}(A_{k})\mathfrak{m}(B_{k})=\mathfrak{m}(A)\mathfrak{m}% (B),

    onde na última igualdade usamos o resultado do Exercício 1.5.

Exercício 1.28. Se K⊂AK\subset A é compacto então 𝔪⁢(K)=𝔪∗⁢(K)≤𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}(K)=\mathfrak{m}^{*}(K)\leq\mathfrak{m}^{*}(A), pelo Lema 1.4.4. Logo 𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}^{*}(A) é uma cota superior do conjunto:

{𝔪⁢(K):K⊂A compacto}\big{\{}\mathfrak{m}(K):\text{$K\subset A$ compacto}\big{\}}

e portanto é maior ou igual ao seu supremo, que é 𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}_{*}(A).

Exercício 1.29. Observe que:

{𝔪⁢(K):K⊂A1 compacto}⊂{𝔪⁢(K):K⊂A2 compacto}\big{\{}\mathfrak{m}(K):\text{$K\subset A_{1}$ compacto}\big{\}}\subset\big{\{% }\mathfrak{m}(K):\text{$K\subset A_{2}$ compacto}\big{\}}

e portanto:

𝔪∗⁢(A1)=sup{𝔪⁢(K):K⊂A1 compacto}≤sup{𝔪⁢(K):K⊂A2 compacto}=𝔪∗⁢(A2).\mathfrak{m}_{*}(A_{1})=\sup\big{\{}\mathfrak{m}(K):\text{$K\subset A_{1}$ % compacto}\big{\}}\\ \leq\sup\big{\{}\mathfrak{m}(K):\text{$K\subset A_{2}$ compacto}\big{\}}=% \mathfrak{m}_{*}(A_{2}).

Exercício 1.30. Se ℳ′⊂ℳ⁢(ℝn)\mathcal{M}^{\prime}\subset\mathcal{M}(\mathds{R}^{n}) contém todos os subconjuntos compactos de ℝn\mathds{R}^{n} então:

{𝔪⁢(K):K⊂A compacto}⊂{𝔪⁢(E):E⊂A,E∈ℳ′}\big{\{}\mathfrak{m}(K):\text{$K\subset A$ compacto}\big{\}}\subset\big{\{}% \mathfrak{m}(E):E\subset A,\ E\in\mathcal{M}^{\prime}\big{\}}

e portanto:

𝔪∗⁢(A)=sup{𝔪⁢(K):K⊂A compacto}≤sup{𝔪⁢(E):E⊂A,E∈ℳ′}.\mathfrak{m}_{*}(A)=\sup\big{\{}\mathfrak{m}(K):\text{$K\subset A$ compacto}% \big{\}}\leq\sup\big{\{}\mathfrak{m}(E):E\subset A,\ E\in\mathcal{M}^{\prime}% \big{\}}.

Por outro lado, se E∈ℳ′E\in\mathcal{M}^{\prime} e E⊂AE\subset A então segue do Corolário 1.4.59 que:

𝔪⁢(E)≤𝔪∗⁢(A);\mathfrak{m}(E)\leq\mathfrak{m}_{*}(A);

isso mostra que 𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}_{*}(A) é uma cota superior do conjunto:

{𝔪⁢(E):E⊂A,E∈ℳ′}\big{\{}\mathfrak{m}(E):E\subset A,\ E\in\mathcal{M}^{\prime}\big{\}}

e portanto 𝔪∗⁢(A)≥sup{𝔪⁢(E):E⊂A,E∈ℳ′}\mathfrak{m}_{*}(A)\geq\sup\big{\{}\mathfrak{m}(E):E\subset A,\ E\in\mathcal{M% }^{\prime}\big{\}}.

Exercício 1.31. Se 𝔪∗⁢(A)<+∞\mathfrak{m}_{*}(A)<+\infty então para todo r≥1r\geq 1 existe um compacto Kr⊂AK_{r}\subset A com 𝔪⁢(Kr)>𝔪∗⁢(A)−1r\mathfrak{m}(K_{r})>\mathfrak{m}_{*}(A)-\frac{1}{r}; daí W=⋃r=1∞KrW=\bigcup_{r=1}^{\infty}K_{r} é um FσF_{\sigma} contido em AA e:

𝔪∗⁢(A)−1r<𝔪⁢(Kr)≤𝔪⁢(W)≤𝔪∗⁢(A),\mathfrak{m}_{*}(A)-\frac{1}{r}<\mathfrak{m}(K_{r})\leq\mathfrak{m}(W)\leq% \mathfrak{m}_{*}(A),

para todo r≥1r\geq 1, onde usamos o Corolário 1.4.59. Segue que 𝔪⁢(W)=𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}(W)=\mathfrak{m}_{*}(A). Se 𝔪∗⁢(A)=+∞\mathfrak{m}_{*}(A)=+\infty então para todo r≥1r\geq 1 existe um compacto Kr⊂AK_{r}\subset A com 𝔪⁢(Kr)>r\mathfrak{m}(K_{r})>r e daí W=⋃r=1∞KrW=\bigcup_{r=1}^{\infty}K_{r} é um FσF_{\sigma} contido em AA tal que:

𝔪⁢(W)≥𝔪⁢(Kr)>r,\mathfrak{m}(W)\geq\mathfrak{m}(K_{r})>r,

para todo r≥1r\geq 1; logo 𝔪⁢(W)=+∞=𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}(W)=+\infty=\mathfrak{m}_{*}(A).

Exercício 1.32. Para cada k≥1k\geq 1, seja Wk⊂ℝnW_{k}\subset\mathds{R}^{n} um subconjunto de tipo FσF_{\sigma} tal que Wk⊂AkW_{k}\subset A_{k} e 𝔪⁢(Wk)=𝔪∗⁢(Ak)\mathfrak{m}(W_{k})=\mathfrak{m}_{*}(A_{k}) (veja Exercício 1.31). Como os conjuntos WkW_{k} são dois a dois disjuntos e mensuráveis, temos:

𝔪⁢(⋃k=1∞Wk)=∑k=1∞𝔪⁢(Wk)=∑k=1∞𝔪∗⁢(Ak).\mathfrak{m}\Big{(}\bigcup_{k=1}^{\infty}W_{k}\Big{)}=\sum_{k=1}^{\infty}% \mathfrak{m}(W_{k})=\sum_{k=1}^{\infty}\mathfrak{m}_{*}(A_{k}).

Mas ⋃k=1∞Wk\bigcup_{k=1}^{\infty}W_{k} é um subconjunto mensurável de ⋃k=1∞Ak\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k} e portanto o Corolário 1.4.59 nos dá:

𝔪∗⁢(⋃k=1∞Ak)≥𝔪⁢(⋃k=1∞Wk)=∑k=1∞𝔪∗⁢(Ak).\mathfrak{m}_{*}\Big{(}\bigcup_{k=1}^{\infty}A_{k}\Big{)}\geq\mathfrak{m}\Big{% (}\bigcup_{k=1}^{\infty}W_{k}\Big{)}=\sum_{k=1}^{\infty}\mathfrak{m}_{*}(A_{k}).

Exercício 1.33. O resultado do Exercício 1.29 implica que (𝔪∗⁢(Ak))k≥1\big{(}\mathfrak{m}_{*}(A_{k})\big{)}_{k\geq 1} é uma seqüência decrescente e que 𝔪∗⁢(Ak)≥𝔪∗⁢(A)\mathfrak{m}_{*}(A_{k})\geq\mathfrak{m}_{*}(A), para todo k≥1k\geq 1; logo (𝔪∗⁢(Ak))k≥1\big{(}\mathfrak{m}_{*}(A_{k})\big{)}_{k\geq 1} é convergente e:

limk→∞𝔪∗⁢(Ak)≥𝔪∗⁢(A).\lim_{k\to\infty}\mathfrak{m}_{*}(A_{k})\geq\mathfrak{m}_{*}(A).

Para cada k≥1k\geq 1, o resultado do Exercício 1.31 nos dá um subconjunto WkW_{k} de AkA_{k} de tipo FσF_{\sigma} tal que 𝔪⁢(Wk)=𝔪∗⁢(Ak)\mathfrak{m}(W_{k})=\mathfrak{m}_{*}(A_{k}). Defina Vk=⋃r=k∞WrV_{k}=\bigcup_{r=k}^{\infty}W_{r}. Daí VkV_{k} é mensurável e Wk⊂Vk⊂AkW_{k}\subset V_{k}\subset A_{k}, donde:

𝔪∗⁢(Ak)=𝔪⁢(Wk)≤𝔪⁢(Vk)≤𝔪∗⁢(Ak),\mathfrak{m}_{*}(A_{k})=\mathfrak{m}(W_{k})\leq\mathfrak{m}(V_{k})\leq% \mathfrak{m}_{*}(A_{k}),

onde na última desigualdade usamos o Corolário 1.4.59. Mostramos então que 𝔪⁢(Vk)=𝔪∗⁢(Ak)\mathfrak{m}(V_{k})=\mathfrak{m}_{*}(A_{k}), para todo k≥1k\geq 1. Obviamente Vk⊃Vk+1V_{k}\supset V_{k+1} para todo k≥1k\geq 1 e:

⋂k=1∞Vk⊂⋂k=1∞Ak=A.\bigcap_{k=1}^{\infty}V_{k}\subset\bigcap_{k=1}^{\infty}A_{k}=A.

Como 𝔪⁢(Vk)=𝔪∗⁢(Ak)<+∞\mathfrak{m}(V_{k})=\mathfrak{m}_{*}(A_{k})<+\infty para algum k≥1k\geq 1, o Lema 1.4.48 nos dá:

limk→∞𝔪⁢(Vk)=𝔪⁢(⋂k=1∞Vk)≤𝔪∗⁢(A),\lim_{k\to\infty}\mathfrak{m}(V_{k})=\mathfrak{m}\Big{(}\bigcap_{k=1}^{\infty}% V_{k}\Big{)}\leq\mathfrak{m}_{*}(A),

e portanto:

limk→∞𝔪∗⁢(Ak)≤𝔪∗⁢(A).\lim_{k\to\infty}\mathfrak{m}_{*}(A_{k})\leq\mathfrak{m}_{*}(A).